Versículos Bíblicos Aleatórios

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Grupo de dança

Shalom,

Hoje estou postando a 3° parte da apostila do curso adoração, agora é a vez do grupo de coreografia, que você continue sendo abençoado por estes estudos em nome de Jesus! E me ajude divulgando este blog para que mais e mais vidas sejam abençoadas!

"

Grupo de Dança

COREOGRAFIA é derivado da palavra grega CHOREIA (uma dança coral) e GRAFIA, que significa escrita. Portanto, a palavra coreografia significa ESCRITA DA DANÇA.

Conceito espiritual de dança: dançar é se mover em Deus, dentro Dele e para Ele. “Porque Nele (Jesus) vivemos, e nos movemos, e existimos”.

Esta posição também é de mediador, o corpo também fala, se comunica, tem, portanto, o mesmo papel do grupo de louvor, intermediar necessidades, precisando, também, encontrar o coração de Deus.

O Papel da dança dentro da Igreja

Ø Contagiar adoração: exemplo de Miriã


“Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro”. Êxodo 15.20-21

O que podemos entender aqui? Fica claro que nossa alegria com o Senhor pelos Seus feitos para conosco podem contagiar outras pessoas. Perceba que as mulheres seguiram o exemplo de Miriã, foram contagiadas por sua adoração. Nós também podemos tocar a vida de outros com nossa dança, com nossa alegria. Ou seja, a dança pode quebrar barreiras e atingir os corações das pessoas, fazendo com que elas se alegrem diante do Senhor.

Ø Resgatar Identidade: identidade é conjunto de caracteres (nome, idade, sexo, nação) que distinguem uma pessoa da outra. Exemplo de Jeremias Jr 31:13 “ Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos, tornarei o seu pranto em jubilo e os consolarei....

O profeta Jeremias foi um homem chamado por Deus para levantar-se contra a idolatria que reinava em Israel. Ele fala em Baal, Moloque e a rainha dos céus. Ele fala de ídolos dentro do templo (cap. 32:34 ) e nas vizinhanças de Jerusalém crianças eram sacrificadas a Moloque e Baal (7:31; 19:5; 32,35). O capítulo 31 de Jeremias nos traz uma palavra de liberação de Deus para o povo em meio a tanta confusão e ausência de identidade: “naquele tempo, serei o Deus de todas as tribos de Israel e elas serão meu povo v.1” – Uma nova identidade é anunciada ao povo que Ele criou para si, Cristãos verdadeiros têm uma identidade... não “compram” uma identidade do mundo e a imitam! Quando ministram (dançam) trazem no seu corpo e alma as marcas da identidade da cruz e do poder da ressurreição! “...eu irei e darei descanso a Israel” v.2 - O descanso de Deus ao povo que verdadeiramente O segue e O serve. Como adorá-lo se nosso coração não consegue experimentar seu descanso, sua certeza? “...com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí” v.3 - Não existe ministração a Deus sem verdadeiro amor por Ele!

Como dançar diante de alguém que não conheço? Alguém de quem só ouvi falar? Alguém que chamo Pai, mas não tenho a experiência da paternidade espiritual em Cristo Jesus?

Ø Causar restauração

“...ainda te edificarei e serás edificada ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.” v.4 - Quando somos edificados pela Palavra de Deus somos adornados com sua presença, unção, música, movimento, festa, arte, dança! Passamos a fazer parte do “coro dos que dançam”! Sabemos por que e onde estamos e para quem dançamos... E por que dançamos!!!!??? “...plantarão os plantadores e gozarão dos frutos”. Além disso, seu talento reflete a glória de Deus através de sua expressão artística santa, separada para Ele! Sua manifestação de corpo, alma e espírito em Cristo traduz a simetria, direção e fluir da trindade, Pai, Filho e Espírito Santo! Nossas emoções, sentimentos, gestos e mente (I Cor. 2).

Ø Instrumento de adoração. Davi estava grato, queria responder (dar) a Deus a sua gratidão, então dançou, quer dizer, adorou ao Senhor.

Davi estava feliz e jubiloso por reconduzir a Arca da Aliança até Jerusalém. O que estava no coração de Davi era uma emoção incontida e por isso ele passou a pular e dançar ao som de toda sorte de instrumentos, e também foi seguido do povo. Com certeza Davi queria de todas as maneiras adorar a Deus, pois na presença de Deus há liberdade. “E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas”. II Samuel.

Dançar descobrindo o caminho para o coração de Deus.

"

Eu nasci pra Te adorar - Nívea Soares



Em Cristo,
Rafab.r.

2 comentários:

Anônimo disse...

DEUS É MARAVILHOSO!!! O AMOR QUE ELE GERA EM NÓS NOS INSPIRA A CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO. DEUS ABENÇOE ESTE INTRUMENTO CHAMADO RAFAB! SUCESSO! TE AMO EM CRISTO JESU U USSS!!!

Wallan Cristhian disse...

Aleluia!
É muito lindo ver a dança sendo usada para a glória do SENHOR.
A DAMÇA PROFETIZA E LIBERTA AS NOSSAS VIDAS!
Que o SENHOR abençoe a todos os ministros de dança dessa nação em nome de JESUS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...