Versículos Bíblicos Aleatórios

domingo, 13 de março de 2011

Nazireu - Não corte o cabelo!!!


Shalom!

   Continuando os estudos sobre o voto de Nazireu, hoje quero focar sobre um dos tres pontos do voto, o de não cortar o cabelo.

Números 6:5 "Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça."

   O cabelo era o sinal externo da consagração do Nazireu, era uma forma de deixar evidente que aquela pessoa era diferente. Biblicamente falando, o cabelo é símbolo de honra ( 1 Corintios 11:14 ), e o fato de justamente o cabelo do nazireu ser motivo de desonra é o sinal do voto.



    Quantos de nós, em busca de honra de homens, negligenciamos a palavra de Deus? Quantas vezes preferimos magoar o próprio Deus, no lugar de magoar um colega do trabalho? Era justamente contra isto que o sinal do Nazireu proclamava, deixar a honra dos homens, para ter honra de Deus. Quantas vezes quando nos posicionamos como pessoas consagradas somos caluniados, mas quando se trata do Reino de Deus as mesmas pessoas nos honram?
     Duas pessoas me vieram a mente quando preparava este estudo: Absalão e Maria. Vamos começar por Absalão. Pra quem não conhece ele é um dos filhos de Davi, e sua marca registrada era o seu cabelo, a Bíblia fala que de ano em ano ele cortava o cabelo, que pesava 2,5 quilos (2 Samuel 14:26) ! Com todo aquele cabelo muitos poderiam até olhar para Absalão e achar que ele era um nazireu, mas ele passava longe disso, suas atitudes eram condenáveis, ou seja, a aparencia dele era falsa.
   Como é sua aparencia hoje? Será que você proclama para todos seu nazireado, mas no que diz que suas atitudes, são contrárias à vontade de Deus? Não viva de aparencias. O final da vida de Absalão nos mostra o trágico final daqueles que vivem um mentira. Você sabe como Absalão morreu? Não? Pois bem, o próprio cabelo o matou ( 2 Samuel 18:9 ).
   E no outro extremo temos Maria, irmão de Lázaro. Era como qualquer outra mulher, de cabelos compridos, porém uma atitude mostrou toda a diferença da vida daquela mulher. Jesus entrou na casa, e ninguem lavou seus pés, o que era um descaso para a época. Mas Maria não se importou com sua honra, mesmo sendo uma mulher, se pos no meio da sala e fez aquilo que o próprio dono da casa não fez, lavou os pés de Jesus
    Você consegue entender a profundidade disso? A própria palavra diz que o cheiro  do perfume que Maria derramou tomou conta da casa ( João 12:3 ), e inclusive incomodou a algumas pessoas ( João 12:5 ). Será que estamos dispostos a isso? De por amor ao voto que temos com Deus, não se importar com nossa própria honra, e sim em agradar o coração de Jesus e fazer conhecida a Sua Realeza?
    Hoje não temos a necessidade de deixar o cabelo crescer, pois as coisas do Antigo Testamento são apenas sombra do Novo, hoje o que temos para exteriorizar nossa consagração é o brilho do Espíriro Santo através de nós. Deixe brilhar essa luz, que todos vejam e percebam que somos consagrados ao Senhor.


     Mateus 5:16 "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

Econtra-me - Nívea Soares



Em Cristo,
Rafab.r.

Um comentário:

Anônimo disse...

Graça e Paz amado em Cristo Jesus!

Sua abordagem sobre Absalão foi excelente, dentro desse assunto, mostrando realmente que, como se afirma no Novo Testamento, os votos exteriores nada mais valem além dos interiores; que os exteriores são admiráveis, mas os mais importante sao os referentes ao comportamento e o carater Cristão.

Fica na paz!
Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...